Airmid, a Senhora das Ervas – LARISSA ISOLANI

Airmid, a Senhora das Ervas

A Deusa Airmid é mais conhecida como uma Deusa herbalista, e, portanto, está diretamente associada com estes presentes verdes da terra. Ela, é filha de um médico Tuatha (Dian Cecht) e junto de seu irmão Miach, que também foi um curador hábil, superou os poderes de seu pai.” (Os Vários Nomes das Deusas)

A associação de Airmid com fitoterapia é ilustrada na história de descoberta das 365 ervas medicinais que cresceram perto do túmulo de seu irmão, após ela derramar sobre ele suas lágrimas. Brotou uma erva para curar as doenças de cada um dos 365 nervos do corpo humano, que ela reuniu cuidadosamente em sua capa. Mas, infelizmente, seu pai receoso, misturou-as para que suas aplicações não fossem conhecidas por outros.

De qualquer forma a sábia curandeira manteve as funções de todas as ervas firmemente em seu coração e mente antes que seu pai conseguisse misturá-las. Por fim, criaram juntos um poço de Águas Curadoras com as essências das ervas, e cantaram encantamentos sobre o Bem, para fortalecer este lugar.

As águas foram utilizadas para ajudar guerreiros mortos e feridos nas batalhas, e abençoar quem precisasse de cura; por isso, a Deusa também é lembrada através dos poderes da água e do som. É recomendado ‘chamá-la’ e pedir por seu auxílio e proteção, sempre que se for lidar com estes elementos.

(Releitura do conto, por Larissa Isolani)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *